terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Morreu primeiro governador da província do Bengo

O primeiro governador da província do Bengo, Manuel Lopes Maria “Ximutu”, numa das unidades hospitalar de Luanda, vítima de doença.

Natural do município de Nambuangongo, província do Bengo, Manuel Lopes Maria “Ximutu” nasceu em Setembro de 1922, tendo ingressado no MPLA, na primeira região político-militar.

Ximutu, como era carinhosamente chamado, exerceu ainda as funções de activista político, na clandestinidade e na guerrilha, ocupando o cargo de primeiro secretário do Comité Provincial do MPLA do Bengo e deputado da Assembleia Popular e Nacional.

Manuel Lopes Maria “Ximutu” foi o primeiro governador, na altura sob a designação de comissário, a dirigir a província do Bengo, no início da década 80.

A província do Bengo conheceu outros governadores, além de Manuel Lopes Maria “Ximutu”, tal como o General "Facho", General "Foguetão", Ventura de Azevedo, Domingos Hungo "SKS", Isalino Mendes e Jorge Dombolo.

O oitavo governador a dirigir a província é João Bernardo de Miranda.
A província do Bengo, criada a 26 de Abril 1980, com cerca de 500 mil habitantes é potencialmente agrícola, tendo 41 mil quilómetros quadrados de extensão, bem como oito municípios e 32 comunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário