terça-feira, 17 de novembro de 2009

LINGUAS NACINAIS

Na província do Bengo, a língua nacional que predomina é o Kikongo. Nesta província podemos também encontrar algumas aldeias que configuram o complexo sócio-cultural Ambundu e que falam o Kimbundu, característica que partilham com os seu parentes mais próximos que habitam outros espaços mais precisamente nos limites que conformam por exemplo as províncias de Luanda, Kwanza-Norte, Kwanza Sul, com as quais faz fronteira. A norte a província do Bengo faz fronteira com as províncias de Uíge e Zaire.

Os principais grupos étnicos que predominam na província são:

Ambriz: Reino de Nkolo Yo Nimi; Reino de Nsulu; Reino de Nsonso; Reino de Nené Capitão; Reino de Pambala Longua; Reino de Sanzu a Kalunga; Reino de Makiassa Ma Mbambi.

Os reinos acima mencionados eram subdivididos em povoações e nunca houve a existência de rei ou rainha no município de Ambriz.

Comunas

As Comunas que compõem a Província são: Ambriz; Barra do Dande; Bela Vista; Bom Jesus; Bula-Atumba; Calomboloca; Catete; Caxito; Dembo Chio; Gombe; Kabiri; Kage; Kanacassala; Kazua; Kiaje;
Paredes; Kibaxe; Kicunzo; Kikabo; Kixico; Kixinje; Mabubas; Mumbondo; muxiluando; Muxima; pango-Aluquem; Piri; São José das Matas; Tabi; Ucua; Zala;
Municípios

Os Municípios que compõem a Província são: Ambriz; Dande; Dembos; Ícolo e Bengo; Nambuangongo
Pango Aluqúem; Quiçama

Características

Capital: Caxito

Área: 33 016 km2

População: 500 000

Clima: Tropical seco

Distâncias em km a partir do Caxito: Luanda 55; Uíge 295

Indicativo telefónico: 234

Agricultura: algodão, mandioca, palmeiras, citrinos, produtos, hortícolas

Minerais: enxofre, sal-gema, fasfato, quartzo

Outros produtos: peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário