terça-feira, 17 de novembro de 2009

MUNICIPIOS

Ambriz é um município da província do Bengo, em Angola. Tem 4 204 km² e cerca de 17 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de N'Zeto, a Este pelo município de Nambuangongo, a Sul pelo município do Dande e a Oeste pelo Oceano Atlântico.

Dande é um município da província do Bengo, em Angola, com sede na cidade do Caxito. Tem 6 529 km² e cerca de 83 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Ambriz e Nambuangongo, a Este pelos municípios dos Dembos e de Pango Aluquém, a Sul pelos municípios de Cambambe e Ícolo e Bengo e a Oeste pelo município de Cacuaco e pelo Oceano Atlântico. O município é constituído pelas comunas de Barra do Dande, Caxito, Mabubas, Quicabo e Úcua

Ícolo e Bengo é um município da província do Bengo, em Angola.

A sede do município é a vila de Catete. Tem 3 819 km² e cerca de 59 mil habitantes. Localiza-se no centro da província, a leste da cidade de Luanda. É limitado a Norte pelo município do Dande, a Este pelo município de Cambambe, a Sul pelo município da Quiçama e a Oeste pelos municípios de Viana e Cacuaco.

O município de Ícolo e Bengo está subdividido em cinco comunas: Bom Jesus, Cabiri, Cassoneca, Caculo Cahango e Catete.

Quiçama é um município da província do Bengo, em Angola. A sede do município é a vila de Muxima. Tem 12 046 km² e cerca de 30 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Viana e Ícolo e Bengo, a Este pelos municípios de Cambambe, Libolo e Quibala, a Sul pelos municípios de Quilenda e Porto Amboim e a Oeste pelo Oceano Atlântico.

Dembos é um município da província do Bengo, em Angola. A sede do município é a vila de Quibaxe. Tem 2 444 km² e cerca de 59 mil habitantes. É limitado a Norte pelos municípios de Nambuangongo e Quitexe, a Este pelo município de Bula Atumba, a Sul pelo município de Pango Aluquém e a Oeste pelo município do Dande.

Pango Aluquém é um município da província do Bengo, em Angola. A sede do município é a vila de Pango. Tem 2 754 km² e cerca de 46 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município dos Dembos, a Este pelos municípios de Bula Atumba e Gonguembo, a Sul pelos municípios de Golungo Alto e Cambambe e a Oeste pelo município do Dande.

Bula Atumba é um município da província do Bengo, em Angola. A sede do município é a vila de Bula. Tem 3 604 km² e cerca de 57 mil habitantes. É limitado a Norte pelo municípios de Quitexe, a Este pelo município de Banga, a Sul pelo município de Gonguembo e a Oeste pelos municípios do Pango Aluquém e Dembos

Nambuangongo é um município da província do Bengo, em Angola, com sede na vila de Muxaluando. Tem 5 604 km² e cerca de 111 mil habitantes. É limitado a norte pelo município de Ambuíla, a este pelo município de Quitexe, a sul pelo município dos Dembos e a oeste pelos municípios de Ambriz e Dande.

Foi palco de um dos mais notáveis episódios da Guerra Colonial, a reconquista da vila por Maçanita.

Comunas
As Comunas que compõem a Província são:Ambriz, Barra do Dande,Bela Vista, Bom Jesus, Bula-Atumba,Calomboloca, Catete, Caxito, Dembo Chio, Gombe,Cabiri
Kage, Kanacassala, Kazua, Kiaje, Paredes, Kibaxe, Kicunzo, Kikabo, Kixico, Kixinje, Mabubas, Mumbondo, Muxiluando, Muxima, Pango-Aluquem, Piri, São José das Matas, Tabi, Ucua, Zala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário