terça-feira, 17 de novembro de 2009

INDUSTRIA


O actual parque industrial da província circunscreve-se nas actividades desenvolvidas na Comuna do Bom-Jesus pela Fábrica de refrigerantes da COCA-COLA, assim como no domínio da indústria extractiva nomeadamente exploração de gesso, asfalto e fosfato. Entretanto, regista-se já algumas acções que poderão despontar nos próximos tempos, nomeadamente no sector florestal com a implantação de uma serração em Caxito, no sector de materiais de construção a fábrica de tijolos em Catete, bem como nos domínios da indústria de transformação com a projectada construção da fábrica de secagem de carnes e ainda a produção e extracção de águas de mesa, e o engarrafamento de água mineral.
É também uma produtora de café. A pecuária está dirigida à bovinicultura de carne. Beneficiando de uma costa favorável, a pesca é praticada na Barra do Dande e no Ambriz (a norte) e no Cabo Lêdo (a sul).

Existem condições favoráveis à criação de pólos de desenvolvimento industrial nas zonas circundantes de Caxito, Catete, Bom Jeus e Ambriz. São zonas urbanas onde existe disponibilidade de mão-de-obra; são áreas que se situam nas proximidades de Luanda e poderão constituir factores de atracção ao retorno das populações aos seus locais de origem; Apresentam uma grande proximidade do principal centro consumidor; Terão, a curto/médio prazo abastecimento regular de energia eléctrica e água.

Pesca: artesanal nos Municípios de Ambriz, Dande e Kissama. Nas mesmas áreas e incluindo o Município de Icolo e Bengo, regista-se a pesca nas zonas lacustres e nos diversos rios aí existentes.

Materiais de Construção, minerais - caulino, gesso, asfalto, calcário, quartzo, ferro, feldspato, enxofre, mica;

Projectos em Desenvolvimento

Breve descrição dos vários projectos que estão a ser desenvolvidos na província:

Reabilitar, expandir e construir as infra-estruturas sociais que garantam aos cidadãos o acesso à saúde e ao ensino, tendo em conta as restrições impostas pela escassez dos recursos disponíveis;

Reabilitar a rede de comunicação rodoviária (recelagem e terraplanagem)

Aquisição e instalação de grupos geradores, melhoria e expansão das redes de distribuição de energia)

Reabilitação e expansão dos sistemas de distribuição de água;

Criação de condições de acesso às áreas produtivas ou onde se localizem (ou onde existem condições favoráveis para a sua constituição) iniciativas empresariais com particular destaque para as zonas de produção do café e outros bens alimentares provenientes da actividade agrícola;

Criação das condições que propiciem o desenvolvimento humano integrado das comunidades locais;

Promover, no quadro das limitações existentes, o bem-estar social e económico das populações

Aumentar o número de alunos a ingressar no sistema de ensino;

Melhorar e garantir a acessibilidade dos cidadãos à assistência médica e medicamentosa;

Alcançar condições de melhor transitabilidade de pessoas e bens entre áreas estratégicas da província, bem como facilitar o processo de retorno dos deslocados às suas áreas de origem; aos agentes económicos, as condições básicas de apoio e fomento ao melhor desempenho da sua actividade

Melhorar e expandir os sistemas de distribuição de energia e água às populações.

Oportunidades de Negócio

De entre as potencialidades para o desenvolvimento são aspectos relevantes, para além dos recursos naturais e humanos, a consolidação da autoridade do estado e a sua renovada capacidade de intervenção na sociedade, chamando a si a tarefa de materializar projectos de grande dimensão e impacto capazes de criar as condições estruturantes para um desenvolvimento económico e social.

O actual parque industrial da província circunscreve-se nas actividades desenvolvidas na comuna do Bom-Jesus pela fábrica de refrigerantes da Coca-Cola, assim como no domínio da indústria extractiva nomeadamente exploração de gesso, asfalto e fosfato.

Entretanto, regista-se já algumas acções que poderão despontar nos próximos tempos, nomeadamente no sector florestal com a implantação de uma serração em Caxito, no sector de materiais de construção a fábrica de tijolos em Catete, bem como nos domínios da indústria de transformação com a projectada construção da fábrica de secagem de carnes e ainda a produção e extracção de águas de mesa, e o engarrafamento de água mineral.

Entretanto, outros recursos continuam por explorar nomeadamente, ouro, manganês diamantes, etc. Este sector caracteriza-se ainda por uma limitada representação de instituições bancárias resumindo-se neste momento pelos Bancos BPC e Banco Sol que dispõem de uma dependência cada em Caxito. Nos restantes municípios não se faz sentir esta actividade.

Por fraca capacidade técnica e falta de cultura empresarial de alguns empresários os mecanismos de financiamento promovidos pelo FDES desempenham ainda um reduzido papel no contexto da actividade económica que se desenvolve (ou perspectiva desenvolver) na província. Desde a sua institucionalização, este fundo só financiou projectos na ordem dos USD 1.898.599,20 a quatro (4) empresas no conjunto de mais de 350 existentes, empregues nos sectores de extracção de burgau, produção de carne seca e actividade agro-pecuária.

A actividade piscatória artesanal marítima ocorre nos municípios de Ambriz, Dande e Kissama. Nas mesmas áreas e incluindo o município do Icolo e Bengo, regista-se a pesca nas zonas lacustres e nos diversos rios aí existentes.

A dimensão da Província, os seus recursos naturais e as productividades actuais de exploração dos produtos tradicionais que constituem a base alimentar das populações, oferecem um vasto conjunto de possibilidades de intervenção dos agentes económicos privados, quer no sentido da modernização da actividade agrícola, quer no sentido da intensificação da exploração de outros recursos disponíveis na Província.

Saúde

A província conta com uma rede sanitária composta por 9 hospitais, 10 centros e 109 postos de saúde com capacidade de internamento para 500 pessoas.

Actualmente, em termos de pessoal médico nacional, a Província conta com 18 médicos, 6 técnicos superiores de enfermagem, 650 enfermeiros, 97 técnicos de diagnóstico e terapêutica. Quanto à cooperação estrangeira, a nível do hospital provincial, pode-se contar com 18 médicos estrangeiros, sendo 7 Coreanos e 17 Vietnamitas. Do universo dos 36 médicos, entre nacionais e estrangeiros, a província do Bengo acaba por ter só um médico por 14.000 habitantes.

A situação epidemiológica na província do Bengo é essencialmente agrícola e com condições ecológicas propícias ao desenvolvimento de vários vectores de doenças tropicais devido à glossina, ao mosquito, aos caracóis da bilharziose para além das tradicionais moscas domésticas, baratas e roedores. Neste quadro, as doenças mais frequentes são a malária, a tuberculose, a lepra, a tripanossomíase, a shistossomíase, o HIV/SIDA, as doenças respiratórias agudas, as doenças diarréicas e a blenorragia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário